Núcleo de Estudos sobre Populações Costeiras e Saberes Tradicionais – NECO

Início » Quem somos

Quem somos

O NECO  foi criado em 2010, na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, reunindo pesquisadores e estudantes com a proposta de  realização de estudos em torno da temática populações costeiras e saberes tradicionais em geral e, mais especificamente, com enfoque sobre coletivos que apresentam vínculos territoriais com os campos litorâneos do Bioma Pampa, sejam eles no meio rural, em cidades ou pequenos núcleos urbanos.

OBJETIVOS PRINCIPAIS
a) realização de estudos  sócio-antropológicos em interface com arqueologia, artes visuais, educação ambiental e etnociências, com foco em populações costeiras e saberes tradicionais.  desenvolvimento de pesquisas etnogfáficas junto a grupos e coletivos  que circulam e habitam os campos litorâneos do Bioma Pampa, tais como açorianos, afrodescendentes, ameríndios, pescadores e pequenos agricultores;
b) análise e divulgação dos dados através de apresentação em congressos e outros eventos científicos, artigos, trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações de mestrados, teses de doutorado, capítulos de livros, livros, web, exposições imagéticas, vídeos etnográficos;
c) organização de eventos de porte local, nacional e internacional, com importante impacto junto à academia, sociedade nacional e os coletivos pesquisados.

LINHAS DE PESQUISA

1. Ambiente, conhecimento e territorialização
Estudo da sociedade-cultura-natureza com enfoque nas habilidades/conhecimentos, no habitar enas demais práticas coletivas, envolvendo processos de (des/re) territorialização no âmbito de contextos políticos, históricos e sociais singulares. Analise e interpretação das expressões culturais e situações de conflito dos diferentes grupos que produzem sociabilidades articuladas à apropriação/subjetivação do espaço e aos ritmos e tempos da duração.

2. Redes e imagens costeiras
a partir das séries paradigmáticas cultura-natureza, universal-particular, imanente-transcendente, objetiva-se o estudo do imaginário, de paisagens, sociabilidades, formas de criatividade/inventividade e modos de vida das populações.

ATIVIDADES 
1. Projeto Territorialidades, imagens e memória ambiental em populações tradicionais pesqueiras do entorno da Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul, Brasil;
2. Seminários de pesquisa: encontros semanais e mensais, principalmente através de seminários de pesquisa e orientação de alunos de graduação e pós-graduação, com leituras teóricas/etnográficas. e discussão de projetos de pesquisa.

Os encontros, projetos de pesquisa e demais atividades de orientação  resultaram ate o momento em nos seguintes indicadores: 01 tese de doutorado, 05 dissertações de mestrado e 02 trabalhos de Conclusão de Curso  concluídos; 02 teses de doutorado, 03 dissertações de mestrado e 02 Trabalhos de Conclusão de Curso  em andamento.